Dermatite Atópica

Afinal, o que é dermatite atópica ?

É uma doença crônica e não contagiosa que causa inflamações na pele. É muito comum causar coceira e eczemas ( lesões ) em diferentes partes do corpo. Nas crianças menores, as lesões são mais avermelhadas e estão localizadas na face, tronco, e superfícies externas dos braços e pernas. Já nas crianças maiores e nos adultos têm complicações nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelo e atrás do joelho, E, quanto mais a pessoa coça a região afetada, mais o quadro piora.

 

Pode acometer qualquer um ?

A dermatite atópica pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum ter início em bebês entre 3 e 6 meses de idade. Pessoas com histórico familiar da própria doença, de asma ou de rinite alérgica estão mais propensas a desenvolver a doença.

 
10 a 15 % da população desenvolve a doença em alguma fase da vida !

 

Como agir quando se dá o diagnóstico ?

Esse problema tem como ser controlado! Mas para isso você tem que seguir as recomendações do seu dermatologista. A pele seca em geral pode favorecer a piora da doença, por isso a importância em focar na hidratação da pele. O uso de um bom hidratante permite a restauração da função da barreira de pele, auxilia na redução das sensações de coceira e irritação, além de ajudar na proteção com relação aos riscos de superinfecção.

 

Hidratação sempre que puder !

  • Aplique o hidratante imediatamente depois do banho para facilitar sua absorção.
  • Hidrate a pele no mínimo duas vezes ao dia.
  • Passe o hidratante nas zonas de pele seca e em zonas de dermatite que estão melhorando.
  • Prefira um banho de ducha morna, em temperatura inferior a 35 graus, para que a água mais quente não irrite a pele já sensível. Após o banho, seque a pele cuidadosamente, sem esfregar.
  • Evitar sabonetes abrasivos ou com fragância, assim como buchas e loções com álcool. Evitar exposição ao sol, vento e frio e mudanças bruscas de temperatura deixam a pele menos hidratada. Comer frutas, verduras e legumes, além de ingerir muita água também é importante.
  • Usar, de preferência, roupas de algodão.