Terapia Capilar

O verão está aí, ora com sol forte o ora com chuvas. Nessa época, o uso de filtros solares e hidratantes garante a proteção não só da pele, mas também da estrutura do nosso fio capilar! A ação do sol, da água do mar ou do cloro da piscina e dos ventos promovem o aparecimento de radicais livres que fazem os cabelos se decomporem mais rapidamente, e não há como negar que os " estragos " tornam-se maiores com os cabelos quimicamente tratados, já que esses fatores externos podem levar a uma aceleração da quebra da haste, abertura das escamas e queimaduras que resultam numa alteração da cor deles. Aí vão, então, algumas dicas:

 

1. O uso de cremes com protetor solar é indispensável. Bonés, chapéus e lenços não são suficientes e podem até levar a um aumento excessivo da temperatura do couro cabeludo e propiciar á queda.

2. Lavar o cabelo todos os dia não danifica o mesmo, sempre preferindo água fria, para evitar o ressecamento. Se as idas á praia ou piscina forem freqüentes, procurar um terapeuta capilar para realizar um trabalho de desintoxicação metabólica com argila e uma hidratação concomitantemente. Pelo menos uma vez por semana devemos oferecer á haste capilar uma "superalimentação" com produtos que tenham propriedade hidroscópica, isto é, capacidade de reter água por mais tempo.

3. Não esfregar o cabelo entre as mãos ou na toalha na hora de secar. Para evitar que se quebrem, use a ponta dos dedos durante a lavagem e, a seguir, aperte bem os fios com a toalha. Evite passar as mãos constantemente nos cabelos oleosos. Todos os tipos de cabelos precisam de um condicionador após o shampoo para fechar as escamas do fio e, ao mesmo tempo, amaciar e proteger. Um forma de nutrir seu cabelo pós banho de mar é borrifar água de coco por todo o cabelo, evitando os efeitos da maresia!