As cores dos alimentos são determinados pela presença dos pigmentos. Essas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.
Uma dieta colorida têm mais chances de ser equilibrada e mais saudável.
O leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Esses minerais são importantes porque:
O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.
Mais recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento do câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contém, ainda antocianina que estimula a circulação sanguínea.
Os alimentos arroxeados e azulados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, a berinjela e o repolho-roxo contém ácido elágico, substância que:
As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais como arroz, trigo e centeio. Consuma, sempre que possível, alimentos integrais de cor marrom (pães, biscoitos, macarrão, etc).
Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contém: cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos: