Afaste o seu estresse com 11 ideias fáceis

 

Seu Trabalho, Seu SPA

Já que no seu trabalho você passa boa parte do seu dia, vale fazer o máximo para aumentar o seu bem estar no seu escritório. O serviço rende mais e sobra mais tempo para curtir o happy hour.

Não e porque você está a serviço que seu horário de expediente tem que ser uma prisão. Com muita sabedoria, é possível dar atenção ao bem estar e á vida pessoal durante a sua jornada de trabalho sem prejudicar o rendimento nem levar o estresse ás alturas. Lançar mão das idéias que trazemos aqui também deixa a sua rotina diária profissional mais leve e produtiva.

 

Entre no ritmo

Tem coisa mais prazerosa do que começar o dia ouvindo seu som preferido a caminho do trabalho ? No rádio do carro ou no seu Ipod, escolha a sua trilha sonora logo cedo e garanta o seu alto astral para o seu dia inteiro. Afinal, música tem o poder de transformar o humor no ato – por pior que seja o seu pela manhã ou que seja segunda feira . Pesquisas demonstram que ouvir música de que você gosta pode ajudar a aumentar o foco e a concentração no trabalho e deixa o clima mais leve e alegre.

 

Pare para esticar o corpo

Tudo bem que a vontade é parar tudo e se jogar numa massagem relaxante, mas como nem sempre dá, reserve cinco minutos para alongar as costas, pescoço e braços no lugar mesmo. Leve a orelha em direção ao ombro, dos dois lados, gire os ombros cinco vezes ao dia para trás, depois cinco para a frente. Em seguida, rode os punhos para dentro e para fora a fim de relaxar os músculos dos antebraços e da mãos,contraídos quando você fica muito tempo digitando. Sem levantar da cadeira, abaixe o tronco e abrace as pernas ou tente encostar as mãos no chão. Outra boa ideia: tire os sapatos e ande alguns minutos descalço, o que vai funcionar como uma massagem na sola dos pés, que na verdade, relaca o corpo inteiro.

 

Coma certo na hora certa

Abasteça a gaveta do escritório com lanchinhos saudáveis para aplacar a fome entre as refeições sem precisar interromper o trabalho nem sabotar a dieta. Pela manha, uma fruta é sempre uma boa opção ou então um punhado de frutas desidratadas com nozes, castanhas, amêndoas, soja torrada ou sementes de girassol ou abóbora é outra ideia. Se tiver vontade de um docinho, deixe para o final da tarde pois o açúcar compensa a queda de serotonina por volta das 17 horas, nesse caso um boa opção seria uma barrinha de chocolate meio amargo, com menos açúcar. Quando precisar ficar até mais tarde e tiver que sacrificar o jantar, faça um lanche completo, com proteína magra, cereais e vegetais. Salmão com creme cheese, atum com salada, peito de peru com queijo branco a até um potinho de iogurte desnatado com linhaça são combinações gostosas e que saciam.

 

Pegue leve no almoço

Nada mais desesperador do que encarar a tarde de trabalho lutando contra o sono. Escape dessa escolhendo melhor o que coloca no prato na hora do almoço, não importa se você come ou não em casa, regra básica para ter disposição até o final do dia: a refeição deve ser leve e completa. Um prato com arroz integral, caldo de feijão, uma carne e salada; macarrão integral a bolonhesa com uma salada ou um sanduiche de pão integral com proteína e queijo magro, alface e tomate, para aquele dia em que estiver apressado. Evite alimentos gordurosos, que exigem grande esforço do metabolismo para serem digeridos, verdadeiros ladrões de energia e de concentração.

 

Fique alerta o dia inteiro

Se estiver difícil manter o foco, tenha á mão um frasco de óleos vegetais de alecrim, hortelã e eucalipto, os melhores para espantar o sono e devolver o pique. Misture cinco gotas em um frasco com um óleo vegetal como base, e quando bater a preguiça, esfregue um pouco na sola dos pés, na base da coluna e nas têmporas.

 

Descanse o olhar

Não só as costas e a coluna que se cansam depois de horas sentada no computador, os olhos também precisam de folga. Para evitar que eles entrem em fadiga, é preciso posicionar a tele no lugar certo: a 50 centímetros do rosto. Ajustar também a luz e o tamanho da fonte. E um boa ideia é lubrificar com colírio pelo menos 2 x ao dia, e fazer uma pausa de cinco minutos de hora em hora para olhar para o nada e pensar na vida !

 

Desperte com chá verde

O cafezinho é um estimulante clássico e, além de ajudar a acordar, tem uma função social. Mesmo assim, não vale exagerar – três xícaras diárias é o máximo recomendado Evite tomar depois do almoço pois a digestão, a cafeína compete com nutrientes importantes como a vitamina C e o ferro. O ideal é esperar uma hora depois da refeição. O melhor amigo da concentração mesmo é o chá verde, porque, além de cafeína, contém teanina, substância que melhora as funções cognitivas e diminui o estresse.

 

Ajeite-se na cadeira

Confira sempre se a sua está na posição correta antes de começar a trabalhar. A melhor postura é com os joelhos formando um ângulo de 90 graus e os pés inteiros apoiados no chão. Os braços devem formar um ângulo de 90 graus os ombros têm que ficar relaxados quando você usa o teclado. Durante o dia, certifique-se que você mantém as costas eretas e o corpo virado para frente.

 

Domine a dor

Se tiver dor de cabeça durante o expediente, faça automassagem: durante dois minutos aperte a região entre o polegar o indicador de cada mão, alternando pressão leve e forte. Se a dor for mais pulsante e intensa, massageie as laterais do nariz ao lado do canto dos olhos por cerca de três minutos. Repita sempre que o incômodo persistir.

 

Controle- se para não explodir

Na hora do estresse ou da raiva, mesmo que você não seja adepta da meditação, vale á pena seguir os ensinamentos dela e se isolar por alguns minutos para respirar profundamente e com calma e mudar o foco da tensão – pode ser uma pausa para o café ou até dando uma volta no quarteirão. Na volta, é bem possível que o problema pareça menor e você encontre uma solução adequada para ele.

 

Distraia- se na medida

Dá para ser comprometida e produtiva sem precisar abrir mão de pequenos passatempos, como navegar na internet, facebook e telefonar para uma amiga. Reserve 15 minutos para cuidar da sua vida pessoal, se não se organizar no tempo, o estresse que vem depois por causa das pendências e obrigações atrasadas e as cobranças podem ser maiores.