Benefício das Nozes

As nozes é o alimento vegetal com maior quantidade de antioxidantes, portanto é considerado um alimento funcional.

Possuem 20,97 unidades de antioxidantes por cada 100 gramas, vinte vezes mais que a quantidade presente nas laranjas (1,14) , no espinafre (0,98), na cenoura (0,04) e nos tomates (0,31), são ricas em alfa-tocoferol, sendo esta a forma melhor de vitamina E absorvida e utilizada pelo nosso corpo, por isso importantemente relacionada á prevenção de doenças neurológicas (dentre elas a mais temida, que é a doença de Alzheimer), doenças cardíacas (diminue o colesterol “ ruim que é o LDL devido ao seu conteúdo em ácidos ômega 3 e 6 ) e outras enfermidades vasculares.

Uma porção de nozes que “ caibam em um mão fechada “ contém 164 calorias e fornece vitamina E, vitamina A, vitamina C, vitamina B1, B2, B3, cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio e potássio – estes podem dois últimos tb contribuir para um menor risco cardíaco, pois ajudam na contração muscular.

Os antioxidantes existentes nas nozes possuem papel significativo contra os agressores das macromoléculas como DNA, proteínas, lipídeos, lipoproteínas, logo o efeito protetor contra processos envolvidos na aterosclerose pode estar relacionado ao efeito inibitório de antioxidantes sobre a síntese de prostaglandinas e leucotrienos, reduzindo assim a agregação plaquetária e tendência trombótica.

As nozes são ricas em gorduras poliinsaturadas, por isso produzem a baixa do colesterol.

O índice de diminuir as doenças cardíacas gira em torno de 25 a 39%, se vc consumir nozes 5 x por semana.

42% das mulheres, com média de idade em torno de 35 anos, têm aumento dos níveis de colesterol sanguíneo, mas diversos fatores contribuem para esse fato, á saber: tabagismo, hipertensão, obesidade, sedentarismo.