Manter-se bela e saudável

A beleza já era um tema discutido desde os antigo tempos: O Belo ? Platão já reconhecida a existência de coisas que são belas por si só e que fornecem um prazer puro que não áquele da da dessação de dor ou aflição. Sócrates achava que o Nelo era uma concordãncia observada pelos olhos e ouvidos. Kant achava belo sobretudo o natural, as aves, as plantas. E as definições do Belo e do que é estética, sempre estiveram presentes e foram ampliadas nas discussões filosóficas e artísticas. A beleza feminina, também é uma manifestação do Belo, ás vezes é pouco compreendida por ser associada a um comportamento fútil  Grosseiro engano, trabalhar, praticar atividades fisicas, estudar, cuidar da casa e dos filhos, e frequentar clinicas de estética não é tarefa fácil e nem para pessoas fúteis e " pobres de espírito ". Pessoas inteligentes, cultas, que trabalham em casa e têm a sua profissão e que são sobretudo fortes, são as que tem entusiasmo para cuidar da beleza e da saúde.

"A qualidade de vida e o bem estar emocional passam a ser incluídos como indicadores de saúde.... Não basta estar vivo, é preciso estar vivo, com saúde e feliz!"  

A beleza feminina pura ocupa um lugar no Cosmos, assim como as outras belezas naturais e não naturais. Um belo animal, um quadro, uma cidade, uma poesia..Não há mal nenhum em se cultuar o belo !  Não há mal nenhum em se cultuar a beleza feminina ! Admirar o belo não significa desprezar o que não é belo ! Não há beleza sim na doença, na tristeza, na destruição. portanto, buscar a harmonia no seu corpo e na sua mente é a melhor forma se ser manter bela ! E é claro que, através dos tempos, o conceito de beleza mudou: no passado a beleza feminina só era definida pelo rosto, privilégio de poucas que tinham a coincidência genética de ter um rosto com linhas harmônicas. Os costumes não permitiam revelar o corpo. Nos tempos atuais todas as formas femininas são expostas, e essa liberação do costumes deu ás mulheres a possibilidade e outras manifestações de beleza, a beleza do corpo, que é muito mais " democrática " , porque acessível á maioria das mulheres. A nutrição, a atividade física, e também a medicina passaram a ajudar na promoção de beleza feminina.

E a estética humana na medicina se propoê então a utilizar as técnicas, a pesquisa e os conhecimentos médicos para a promoção da beleza feminina da face e do corpo. o objetivo é, aliado a promoção de saúde, produzir uma felicidade subjetiva e atender aos anseios do indivíduo. Afinal não há mal nenhum em se sentir bela e feliz !

 

O que é nutrição funcional ? Carla, isso é uma explanação mais científica do que é  “cuidar pela boca“ , vc acha que cabe isso?  

 

É uma evolução natural da ciência do corpo humano.  Está fundamentada nas informações fisiológicas e bioquímicas do organismo, compreendendo a interação que existe entre todos os sistemas do corpo em conjunto com as características dos nutrientes. Está fundamentada na interação que existe entre todos os sistemas do  corpo em conjunto com as caracteristicas dos nutrientes. 

Somos formados por cerca de 100 trilhôes de celular e renovamos 50 milhões destas diariamente. Estas células são formadas exclusivamente por nutrientes e fitoquimicos  e estes são fornecidos pela nossa alimentação diária, e é exatamente esta matéria-prima que fornecemos para a renovação celular que irá determinar o resultado, bom ou ruim, orgânico ou funcional do novo tecido que teremos.

 

Mandamentos da nutrição funcional:

  • Individualidade bioquímica.
  • Tratamento centrado no indivíduo, como um todo, e não só na doença ou no sintoma único.
  • Equilíbrio nutricional evitando-se carências e excessos.
  • Saúde como vitalidade positiva. 

 

 

Hábitos alimentares podem ser aliados á sua beleza

De fato, não adianta nada passar horas numa academia e/ou numa clínica de estética se você não está observando, com cuidado, o que come nas suas refeições !

Manter um alimentação equilibrada não significa " passar fome " e pode fazer " verdadeiros milagres " para a saúde de sua pele, cabelo, unhas, principalmente no sentido de equilíbrio e vitalidade, além do mais, ajuda também a manter sua forma física ideal. 

Com o passar dos anos, o corpo mostra sinais de desgaste e desvitalização, provocados pela poluição do ar, contaminação de alimentos, radiações, pelo próprio envelhecimento e situações diárias de estresse emocional. a vitalidade e harmônia do corpo são comprometidos como resultado das agressões do ambiente.

O nosso corpo necessita de uma nutrição adequada para satisfazer suas necessidade fisiológicas e metabólicas, que envolvem crescimento, reparo e manutenção do organismo como um todo. Uma dieta equilibrada  fornece os nutrientes necessários ás nossas células, que por sua vez, produzirão várias substâncias internas necessárias á saúde do corpo e da mente, além de atuarem favoravelmente sobre o brilho dos cabelos, na beleza da unhas, na luminosidade da pele, entre outros benefícios. 

Infelizmente, a maioria das pessoas não ingerem o mínimo recomendado de micronutrientes (vitaminas e minerais ) e macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). Para evitar isso, é fundamental termos uma alimentação variada. 

Além de falta de consumo de vitaminas e minerais para a manutenção da saúde, alguns componentes verificados nas plantas chamados fitoquímicos foram reconhecidos recentemente como poderosos agentes que oferecem proteção contra doenças como a câncer.

Assim como as vitaminas, os minerais são substâncias orgânicas que participam de várias funções do nosso corpo, como regulação  do nosso metabolismo, digestão de alimentos, na processo de utilização da insulina, na qualidade da nossa pele, cabelo e unhas.  Outro vilão pode tb ser o excesso de minerais tóxicos  que transitam pelo nosso corpo, que podem fazer mal á nosso saúde: déficit de memória, fadiga crônica, queda de cabelo, etc.

Excesso de comida industrializada, estress e poluição podem prejudicar o fornecimento e a absorção dos minerais. Se a carência é ruim, o excesso não fica atrás. Só um mineralograma feito á partir do fio de cabelo ou do sangue, pode apontar a necessidade de reposição dessas substâncias.

 

Dicas ortomoleculares para adquirir beleza e bem estar

Os minerais e vitaminas á seguir devem ser ingeridos balanceadamente, sem exageros, pois junto com os nutrientes vêm as calorias, e isso é importante para quem quer, concomitantemente peder e/ou manter seu peso. O segredo é a combinação correta auxiliado pelo seu médico ou nutricionista.

 

Saúde da pele

 

Melhor tônus
Selênio, fósforo, silício, L prolina, L cistina,  vitamina C, gelatina, mucopolissacarídeos do tipo sulfato de glucosamina e condroitina ( presentes na cartilagem de tubarão )  – estimula a produção de colágeno. O fumo danifica o colágeno e a elastina.
Vitamina E – poderosa contra a ação do envelhecimento – melhora as rugas.

Acne
Vitamina A, B2, B3, B6, zinco, ácido fólico, bromelaína, papaína – ajudam na diminuição da produção do sebo, controla a oleosidade, eliminação das toxinas e têm ação adstringente.
Suco de Aloe vera (babosa)-  rico em vitamina C, betacaroteno, vitamina B12 muito útil na opção de ser vegetariano) . contém magnésio, manganês, zinco, cobre, cromo, cálcio, ferro, sódio e potássio. Contém lípase e proteases, enzimas que ajudam na digestão. Ricos tb nos aminoácidos ( tipo alanina, arginina, cistina e glicina, ácido aspártico e glutâmico, histidina e hidorxiprolina, serina e tirosina) e ácidos graxos e as ligninas, importantes para ação antiinflamatória. As saponinas que tb existem têm um efeito bastante interessante como antibactericida e desintoxicante.Atua promovendo um estado de hidratação natural do corpo, em especial do cabelo e pele.

Viçosa e macia
Vitamina A, vitamina B6, vitamina C – estimula a renovação celular e “ varre “ os radicais livres.
Vitamina B5 – auxilia na defesa de patologias como as dermatites, útil como o pantotenato de cálcio.

Melhora das celulites
Vitamina C, B6, E, selênio,  potássio, fósforo, magnésio, espirulina, cavalinha, fucus, ginkgobiloba e rutina, ácidos graxos  – ajudam no controle da retenção hídrica e do engurgitamento vascular , no combate aos radicais livres e ação antiinflamatória , renovação celular e no estímulo  á produção de colágeno.

 

Saúde capilar

 

Quebradiços e sem força
Vitamina C , L prolina,  arginina,  zinco, vitamina A, ferro, ácido fólico, vitamina B5, B12, ômega 3 e 6, cisteina, biotina, metionina
Cálcio – essencial para a formação das proteínascdo cabelo e sua ausência promove um enfraquecimento dos fios.
Manganês- é essencial para a cutícula  capilar, em sua lubrificação e sua proteção.
Chá verde – estudos recentes demonstram que há um aumento da aptose do folículo piloso(  estrutura na couro cabeludo onde  “ nascem “   os fios ) que promove um crescimento e evita a queda em pessoas que ingerem o chá verde !  
Beta caroteno – é um precursor da vitamina A, que promove uma nutrição capilar adequada por meio de um estimulo no folículo piloso.

Brilho capilar
O silício é o mineral mais importante para o cabelo. É essencial para cabelos sem brilho, sendo sua ação ligada á ação do cálcio. Além disso, ele participa das etapas de reconstituição do cabelo. Usar tb cisteína e metionina.

Cabelos sem brilho
cisteína, metionina e silício.

Cabelo espigado
silício.

 

Unhas

 

Fortalecimento
Vitamina A, ferro, selênio,vitamina B6 e vitamina E   vitamina D, magnésio e zinco ( estes três últimos ricos nas ostras ), cisteína, Lprolina, mucopolissacarídeos do tipo glucosamina e condroitina.

Suco de Clorofila
Por seu alto teor de oxigênio e por conter vários nutrientes, á saber: vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e betacaroteno, selênio, ferro, magnésio, potássio e cálcio, aminoácidos como  lisina, arginina e glicina. É um poderoso desintoxicador, revigorante e rejuvenescedor. Beber um copo dia supre toda a necessidade de alimentos verde que um ser humano precisa. Segundo pesquisas americanas, a clorofila auxilia no crescimento de tumores, principalmente os pulmonarese os linfáticos. Esse uso alternativo desse suco no auxilio ao câncer é devido a presença raríssima da vitamina B17 em sua composição.

 
 

Principais alimentos onde se encontram os minerais e vitaminas

 

Vitamina A -  fígado de boi, leite de derivados, ovos, folhas e hortaliças verde escuras, frutas e legumes amarelados em geral.

Vitaminas do complexo B -   víscera, carnes magras, ovos, peixes, aves, cereais integrais e farelos, amêndoa, nozes, castanha, brócolis, batata-doce, tomate, banana, vegetais de folhas verdes.

Vitamina C -   abacaxi, acerola, caju, goiaba, kiwi, laranja, limão, mamão, morango, tangerina, agrião, beterraba. Couve, couve-flor, espinafre, pimentão amarelo, mostarda, repolho, rúcula, salsa e salsão.

Vitamina D -  atum, fígado, óleo de fígado de bacalhau, ovos, leite integral, manteiga, queijo parmesão, cogumelos frescos, peixes com alto teor de gordura, como salmão e dourado.

Vitamina E  -  verduras de folhas verde escuras, couve de bruxelas, brócolis, espinafre, ovos, carnes, peixes, fígado, margarina, óleos vegetais.

Cálcio -  leite, iogurte, queijos, manteiga, brócolis, gergelim, nozes, feijão, ostras.  

Ferro -  carnes vermelhas, gema de ovo, peixes, vísceras, aspargo, cereais integrais, feijão, nozes, vegetais de folhas verdes escuras.

Fósforo -   carnes, peixes, ovos, quiejos, leite, iogurte, cereais integrais.

Magnésio – limão, maça, soja, cereais integrais, lentilha, mariscos, amêndoa, chocolate.

Selênio  - brócolis, cebola, couve, castanha do Pará, cereais integrais, germe de trigo, peixes, mariscos.

Zinco – aveia, levedo de cerveja, carnes, fígado, frutos da mar, champignon, espinafre

 

Frutas que podem substituir cosméticos?

 

Abacaxi -  bromelaína ( é uma enzima ), vitamina  C, tiamina ( B1 ), ácido fólico, vitamina B6, potássio, magnésio, cálcio, manganês – Propriedades adstrigentes a amaciantes.

Amora -  rica em flavonóides ( melhoram a imunidade e são altamente antioxidantes previnem o envelhecimento ) e minerais como potássio, magnésio, cálcio, manganês. Propriedades antioxidantes a adstrigentes.

Morango – rico em quercetina – um bioflavonóide que têm ação antioxidante e para imunidade.

Banana -  cálcio, potássio, fósforo, ferro e votaminas A, B1, B2 e C. Dar brilho ao cabelo e a pele seca e flácida.

Papaia – grande quantidade de minerais do tipo cálcio, fósforo, ferro, sódio, e potássio. Contém tb uma enzima chamada papaia, uma enzima proteolítica que serve para hidratar, nutri e remineralizar a pele.

Manga -  vitamina A, complexo B e vitamina C, além de ferro e flavon[oides, é um bom emoliente, e protetor de fio do cabelo, porporcionando luminosidade e maciez.

 

Frutas e legumes que fazem o bem (“bate bola”):

 

Damasco – intestino preso

Abacaxi – indigestão

Chicória -  infecções do trato urinário  e vesícula.

Couve e repolho – cálculo renal.

Cereja – gota.

Alho- varizes.

Banana e germe de trigo – câimbras

Banana – TPM

Nozes -  processos de cicatrização

Aspargo - Memória

Aipo - Artrite

Tomate - Problemas de próstata

Espinafre - Problemas de coração e diabetes

Salsinha - Calvície - rica em vitamina B 5  - o pantenol – atua no couro cabeludo, ingerir é melhor do que usar topicamente.

Bolo de fubá – o fubá é rico em niacina (vitamina B 3) que contribue para deixar a pele mais bonita e saudável.

Orégano, alecrim e canela - Melhores temperos antioxidantes 

Café -  a cafeína estimula a liberação de açúcar armazenada no fígado, contribuindo para o nocivo encontro entre as proteínas e as moléculas da glicose. Também pode esgotar as reservas de vitaminas B e C, importantes antioxidantes. E é capaz de seqüestrar o cálcio do ossos.

 

Alimentos que promovem um efeito calórico negativo

 

Parte da premissa de que alguns alimentos proporcionam menos calorias do que é gasto para digerí-lo , ou seja, esses alimentos possuem calorias, porém o seu efeito calórica é negativo

Liderando essa lista estão os vegetais como o repolho, alface, pepino e aipo. O aipo, como exemplo, têm 8 a 10 calorias por caule e é 95 %  constituido de água. Mastigar a maioria dos alimentos queima cerca de cinco calorias por hora, mas o ato de digeri-las pode exigir um pouco mais. Este é particularmente o caso do aipo, pois é, em sua maior parte, celulose, um tipo de fibra para qual humanos não possuem as enzimas necessárias para propriamente decompor e usar.

 

Vegetais com efeito calórico negativo

 

Aspargo, brócolis, cenoura, couve-flor, repolho, alface, cebola, espinafre, nabo, pepino, pimenta vermelha, abobrinha, chicória, salsão, beringela

 

Frutas com efeito calórico negativo

 

Limão, goiaba, mamão papaia, pêssego, melão, morango, tangerina, melancia, mexirica, cassis, framboesa, amora preta, ameixa