Qual o exercício é a sua cara

Descobrir qual o tipo de malhação ideal para você é a chave para persistir nela e conseguir a sua meta principal – seja emagrecer, ganhar disposição, espantar o estresse ou fazer amigos.

Sabe aquela amiga que acorda cedo para malhar todos os dias e está em forma, enquanto que para você a hora de ir a ginástica é um sofrimento ? A diferença entre vocês é que você provavelmente ainda não encontrou um exercicio que combine com o seu jeito e encaixe no seu estilo de vida. Não tente "forçar um barra " e se inscrever numa academia que não tem nada haver com você, e ao começar se desmotiva, coloca na "cabeça" que não gosta de exercício, e desiste, voltando a ser uma sedentária.

Veja na sua escolha, não somente pelo lado do emagrecimento, mas também por uma melhor qualidade de vida: melhor sono, menor ansiedade, melhor flexibilidade, e quando esses outros objetivos são alcançados, a sua motivação aumenta, e então, a " velha " desculpa da falta de tempo cai por terra. Identifique nessas situações á seguir, qual a que mais se identifica com você, então vai conseguir escolher o tipo de atividade física que mais te convém.

1 - Você sempre entra para ganhar - como você é uma pessoa determinada, espera procurar exercícios que tragam resultados consistentes, duradouros e, de preferência, rápidos. Por isso, fica bem quando sai da academia cansada, sentindo os músculos trabalhados e sabendo que deu o seu melhor em nome da saúde e da boa forma. Isso faz com que se dê bem com um treino organizado e aulas com repetições, que exijam foco e permitam que você monitore seu desempenho. Musculação, ginástica localizada, corrida na esteira, pilates e step são boas pedidas. Na água, experimente natação ou hidroginástica. Por outro lado, se quiser equlibrar sua racionalidade e liberar sua agressividade, tente aulas de luta, como boxe, muay thai e MMA.

2 - Tudo pelo bem estar - você gosta do exercício, mas ter um corpo de capa de revista não é a sua prioridade – nem terminar a aula se sentindo esgotada, pingando de suor ! O que mesmo é descarregar o estresse, dar um tempo nas preocupações e ficar bem com você mesma, logo não tem necessidade de seguir uma rotina rígida. Valoriza ambientes confortáveis e bonitos, assim como malhar ao ar livre. Caminhar, pedalar ou correr na rua, fazer alongamento, ioga, tai chi chuan, dança e/ou outras modalidade de expressão corporal são alternativas possíveis, pois trabalham todo o corpo sem você perceber o esforço.

3 - O que mais importa é a compania - seu objetivo é além de ficar sarada, é malhar num ambiente cercado de gente, o que muitas vezes obriga a você a se esforçar para manter uma disciplina e não acabar exercitando mais a língua papeando do que do demais músculos do corpo. Busque então atividades que você possa intergir com os demais, como spinning, jumping e modalidades radicais outdoor, de preferência feitas em grupo, como rafting, trekking, moutain bike, são opções para cuidar do corpo enquanto gasta energia e socializa.

4 - Abaixo a rotina - Na academia ou fora dela, você gosta de novidade: quando fica sabendo de uma aula que acabou de ser lançada ou modalidade que está na boca do povo, é a primeira a querer experimentar. Ao mesmo tempo, fica logo entediada e pula fora. É impaciente e, por isso tem dificuldade em ser fiel a um exercício por muito tempo. Busque aqueles dinâmicos, que rendam alguma experiência além da melhora no condicionamento e em que consiga ver logo o seu progresso. Afinal, mais importante do que conseguir um corpo perfeito é dar vazão á energia que tem e matar a sua curiosidade. Treinos de musculação variados e em circuito, sempre pedindo para o seu professor variar, aulas de lutas, danças de salão, treinamento funcional com acessórios diferentes tipo TRX são boas escolhas para desafiar seu corpo e seu temperamento um tanto inquieto.